Studio dos Cachos | Transição Capilar
Está página refere-se a fase capila de volta aos cachos, conhecida como transição capilar. Pretendemos auxiliar as pessoas que desejam resgatar seu cabelo encaracolado.
transição capilar, cachos, volta aos cachos, relaxamento, alisamento, cabelos encaracolados, cabelos cacheados
5410
single,single-post,postid-5410,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Transição capilar: Nossa ajuda para você voltar aos cachos

Falar a respeito de transição capilar é um assunto tão complexo que, primeiramente, devemos estar preparados para sermos os mais realistas e sinceros possível. Talvez porque essa complexidade caracterize-se, principalmente, pela pressão psicológica que tantas encaracoladas sofrem ou já sofreram pela ‘’imposição’’ massiva sobre o alisamento. Ou seja, o bloqueio inicial para adentrarmos nesse tópico de suma importância que é a transição capilar para voltarmos aos nossos lindos cachos naturais novamente.

fase infantil com cachosMas quais seriam esses bloqueios iniciais? Para respondermos esta pergunta precisamos entender que os cabelos relaxados ou alisados são reflexos de uma cultura estética em que os moldes de beleza são repassados de geração em geração, de mães para filhas, de acordo com os “padrões’’ sociais antigos bem como também os modelos estéticos modernos onde ditam os cabelos lisos como ideais básicos para uma beleza capilar padronizada.

Sabemos que essa falácia é extremamente prejudicial porque somos bombardeados desde crianças que temos “muito volume” ou simplesmente porque nos sentimos diferentes pelo fato de nossos cachos serem tão especiais. Cito especiais porque realmente somos diferentes em estrutura dos fios, forma e cuidados em comparação aos cabelos lisos.

revolução dos cachosEm contrapartida, felizmente temos acompanhado uma verdadeira revolução dos cachos nos últimos anos: o crescimento considerável no empoderamento dos encaracolados. Para termos uma noção em dados recentes, a busca virtual por cabelos cacheados superou a de cabelos lisos pela primeira vez, muito influenciado pela mudança de paradigmas, fortalecimento da identidade afro e principalmente pelo amor próprio de quem tem os cabelos cacheados naturais e por consequência fazendo com que a procura de locais especializados no tratamento tenha também aumentado.  Sabemos, em virtude de experiências próprias em nosso Studio, a real situação em que esse universo encaracolado se encontra.

Lembramos que, em se tratando de transição capilar, a primeira análise que devemos ter em mente é sobre alguns aspectos específicos do estado atual em que se encontra o seu cabelo, para assim termos um cronograma dos cuidados a serem tomados antes de iniciarmos esse processo.

Sua determinação e persistência em retornar aos cachos naturais, encontrará no caminho, eventualmente, alguns ataques psicológicos tanto externos quanto internos, afinal será uma mudança radical na hora em que você se olhar no espelho após uma sessão de big chop, ou mesmo no andamento por vezes demorado do crescimento dos fios. Ter paciência nesse período e enfrentar essas adversidades é, de certa forma, o que demanda maior força para retomar sua personalidade novamente, como se estivesse preparando-se para sair do casulo e tornando-se uma pessoa linda e exuberante.

 

Mas o que fazer durante esse tempo de crescimento?

Citamos abaixo alguns itens que podem lhe auxiliar a vencer sua fase de transição:

turbante afroAcessórios para seu cabelo: Utilize acessórios que permitam esconder um pouco a diferença entre seu cabelo natural recém crescido e o comprimento alisado. Uma das sugestões, além do rabo de cavalo, é o uso de turbantes. Este acessório afro dá um status de poder e personalidade à qualquer mulher.

Esqueça a química: Lembramos que está estritamente proibido utilizar qualquer química durante o processo de retorno aos cabelos naturais, afinal você já o agrediu suficiente, não é mesmo? Ainda que você queira interferir esteticamente ou for coagida a utilizar qualquer produto que dê “uma abaixadinha na raiz”, essa fase de tratamento deve ser encarada como um novo recomeço capilar saudável, livre de químicas de alisamento e toxinas.

Hidratação: Cuidar e hidratar os novos fios é uma tarefa simples mas necessária para que seus cachos cresçam saudáveis. Recomendamos o uso de um condicionador livre de silicones, óleo mineral e parabenos feito exclusivamente para cabelos encaracolados naturais para hidratar, dar brilho e fortalecer os cachos (Saiba mais sobre Condish). Utilize também uma máscara de hidratação máxima para atuar na regeneração e proteção dos fios (Saiba mais sobre C-Mask).

Alimente-se com amor: Adotar uma alimentação saudável no seu dia dia para repor os nutrientes necessários nesse processo, não esquecendo também de beber água pois sabemos da importância da hidratação em nosso organismo.

alimente-se com amor

 

 

Veja no vídeo abaixo, uma breve explicação da nossa Consultora dos Cachos Alessandra Carelli Feminella sobre esse assunto:

 

Uma vez que você vença essa fase de transformação pessoal, o que lhe resta é a alegria em ter conseguido superar o desafio. Vemos isso acontecer com muitas clientes do Studio dos Cachos. É o caso de Andressa: “Pela primeira vez na vida eu só quero usar meu cabelo solto, muito obrigada por me ajudarem a amar meus cachos!!!”  ou o de Priscila: Hoje realizei o Big Chop (BC) e fiquei em êxtase com o resultado e com a sensação de me sentir liberta.”Esses depoimentos, assim como tantos outros que recebemos só nos faz acreditar que não são apenas fatos isolados, mas uma realidade que pode ser resgatada e conquistada por cada uma que decidir enfrentar seus próprios medos em relação aos seu cachos e ter plena convicção, perseverança, persistência e paciência como força motora no andamento gradativo da transição capilar.

turma cacheada

Somos uma rede gigante de encaracoladas em todo Brasil, e inserir a filosofia do Studio dos Cachos® é nosso dever primordial para que as mudanças aconteçam, primeiramente em nós mesmos, sendo referência especializada no assunto, trazendo informações relevantes, artigos, estudos e experiências diárias através de técnicas aprimoradas que realmente apresentem resultados e faça com que todos os seus medos fiquem pequenos em comparação com sua vontade em assumir sua personalidade naturalmente cacheada. Afinal, o que você tem de diferente é o que te faz única.

 

Gostou de nosso artigo?

Se você gostou do que leu e deseja receber nossas novidades em seu e-mail, preencha abaixo que manteremos você atualizada(o):


Artigo relacionados:

http://www.studiodoscachos.com.br/dicas-para-uma-fantastica-transicao/

http://www.studiodoscachos.com.br/cabelo-em-transicao/

http://www.studiodoscachos.com.br/inspiracao-para-a-transicao/

http://www.studiodoscachos.com.br/cabelo-curto/

http://www.studiodoscachos.com.br/cachos-em-familia/

http://www.studiodoscachos.com.br/voltar-aos-cachos-e-agora-o-que-fazer/

http://www.studiodoscachos.com.br/voltando-a-ser-encaracolada/

http://www.studiodoscachos.com.br/forca-e-determinacao-para-voltar-a-ter-cachos/

http://www.studiodoscachos.com.br/5-ideias-para-encaracolar-o-seu-cabelo-2/

http://www.studiodoscachos.com.br/depoimento-big-chop-de-priscila-sena/

http://www.studiodoscachos.com.br/uma-vez-ja-e-o-suficiente/

http://www.studiodoscachos.com.br/como-cachear-o-cabelo-alisado-ou-relaxado/

http://www.studiodoscachos.com.br/quero-tirar-o-alisamento-do-meu-cabelo-o-que-fazer-parte-1/

 

Produtos relacionados:

http://www.studiodoscachos.com.br/condish

http://www.studiodoscachos.com.br/c-mask

 

4 Comentários

  • Maria de Lourdes

    boa noite estou precisando de ajuda cortei meu cabelo bem curto 5 cm mas ele esta muito ressecado sempre foi ressecado mesmo quando estava grande foi por este motivo que cortei nunca fica hidratado mesmo hidratando 2 vezes por semana continua ressecados e sem brilho

    Responder
    • Consultora dos Cachos

      Olá Maria. Cabelos encaracolados costumam ficar ressecados devido a estrutura capilar fazer com que as cutículas dos fios sejam mais abertas. Além disso, o uso de produtos com formulação errada fará você cometer diversos erros, tais como: retirada em excesso da oleosidade natural do cabelo, aplicação de uma película de silicone que impede que os hidratantes entrem nos seus fios, entre outros detalhes. Sua alimentação também interfere nesse processo. Comer algumas nozes e castanhas diariamente, além de consumir bastante água podem lhe ajudar.
      Recebemos inúmeras reclamações quanto ao ressecamento do cabelo, mas somente com médio prazo (3 meses) utilizando produtos certos e boa alimentação é que verá resultado. Você verá que quando utilizar produtos sem silicone verá um cabelo ainda mais ressecado, mas esse é seu cabelo no estado real dele, sem a maquiagem do silicone. Somente sem silicone é que os hidratantes irão penetrar. Ou seja, tende a piorar o visual no início mas por um bom motivo. Esperamos ter ajudado. Equipe Studio dos Cachos

      Responder
  • Nayara P. Silva Rodrigues

    Ola preciso de um conselho meu cabelo é crespo e faz três anos q faço a definitiva até q esse ano decidi não fazer mais porque danifica muito o cabelo a minha raiz cresceu uns 4cm e agora o problema é que agora da muito trabalho pra arrumar e meu Cabelo esta parte lisa e a raiz com cachos e crespo e sempre sou forçada a usar o rabo de cavalo por causa do grande volume e ressecamento não sei o que Faço me falaram pra fazer a progressiva afro mas tenho medo de quebrar ainda mais meu cabelo.

    Responder
    • Consultora dos Cachos

      Olá Nayara. Primeiramente parabéns pela decisão tomada. Estamos na torcida para que continues firme e logo estarás com cachos 100% naturais. Esse período é complicado para qualquer pessoa, não somente para você. Tenha essa informação para ter ainda mais força de vontade. Seu medo de fazer um permanente afro é de todo compreensivo e não incentivamos a fazê-lo. Poderá dar corte químico e você ficar com bem pouco cabelo. Se quiser se livrar de vez dessas pontas alisadas, pense em fazer um big chop. O verão está chegando: calor, praia, piscina. Você precisa de praticidade. Pense em assumir um corte curtinho somente nessa fase. Ou aguente usando o rabo de cavalo ou turbantes. Encontre outros artigos em nosso site que lhe ajudarão nesta fase de transição e veja o depoimento de uma de nossas clientes: https://www.youtube.com/watch?v=WMD8g67Aenk&t=9s

      Responder

Faça um comentário